DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Carnívoro: arma contra atentados

Carnívoro nas comunicações wireless

França concluiu que Echelon espia a UE

Uma enorme máquina de espiar

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  14/09/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
Advogados temem novo Big Brother
 
 

A Web e a interceptação de mensagens poderão ser a forma de prevenir futuros ataques terroristas. Numa altura em que o mundo vive ainda a ressaca do atentado de 11 de Setembro, os advogados temem os efeitos da supervigilância.

Apanhadas ''em pleno quinteiro'' é de esperar que as autoridades norte-americanas implementem medidas restritivas de segurança. Os constitucionalistas alertam para as possíveis incompatibilidades que estas medidas podem trazer nos chamados direitos, liberdades e garantias do cidadão.

Citado pela Reuters, Erwin Chemerinsky, professor de Direito na University of Southern California, alerta: ''eu ouvi o ex-presidente Bush dizer que temos que estar preparados para desistir de parte da nossa liberdade. Ora, neste momento todos estes sentimentos são muito perigosos''.

''De qualquer das formas, temos que estar conscientes do esforço que nos vai ser pedido para que a vigilância governamental possa ser aumentada'', acrescenta.

No terreno, os efeitos começam a sentir-se. Dois dos maiores ISP's (Internet Service Providers) norte-americanos, a America Online e a Microsoft, estão a cooperar com as autoridades.

Sem acrescentar detalhes, as empresas confirmam que foram contactados pelo FBI. Em causa poderá estar a utilização das mailing-lists e do software disponível, tentando interceptar e localizar possíveis mensagens entre terroristas.

Na quinta-feira, dia 13 de Setembro, as autoridades deram pela primeira vez pormenores em relação aos supostos piratas do ar. Um membro da administração norte-americana afirmou que ''os terroristas foram pouco cuidadosos e deixaram um rastro que poderá ser seguido. Ao que se sabe, eles usaram os nomes e cartões de crédito verdadeiros''.

O medo das associações de defesa dos direitos dos cidadãos é que o pânico possa servir de pretexto para as forças policiais ganharem mais poder.



< Notícia anterior
Autor do 'Anna Kournikova' condenado
Notícia Seguinte >>
Samsung produz RDRAM a 0,15 micron


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação